Como é o processo de admissão?

Chegar ao Jardim de Infância Waldorf Infância Viva é conhecer um recanto cuidado e revitalizante. Convidamos sempre as famílias a virem fazer uma visita, em data a combinar ou num dos dias abertos que realizamos ao longo do ano para que possam conhecer o espaço e ambiente do Jardim.
Após o manifesto interesse das famílias, estas poderão realizar o preenchimento da ficha de inscrição e após isso serão contactadas por ordem de prioridades para iniciar a admissão nos grupos de sala.
O primeiro momento da admissão acontece com a entrevista pedagógica com os educadores, ao que se segue a entrevista financeira com os membros de direcção e posteriormente o agendamento da adaptação da criança.

Como é feita a adaptação?

A adaptação é um processo delicado, individual e gradual em que em conjunto a equipa de sala e a família encontra a melhor forma de receber a criança. É normalmente um processo de alguns dias em que um dos pais acompanha a criança na manhã. Gradualmente o adulto vai reduzindo o tempo que fica no jardim.
No início de cada ano lectivo temos dois dias de acolhimento às novas famílias e crianças em que em conjunto com a equipa do jardim cuidam e ajudam a preparar as salas. Este é um momento essencial para a criação de vinculo e para que as famílias se sintam parte integrante deste espaço.   

Quais as idades das crianças?

Os grupos são constituídos por crianças dos 3 aos 6 anos de idade, até ao momento de entrada para a Escola de 1º ciclo. Pela diversidade e riqueza social, os grupos de sala são mistos, tal como uma grande família, onde todos têm o seu papel e se entreajudam.

Quais as mensalidades praticadas?

Acreditamos que o direito à escolha da educação é um direito que assiste a cada família, sendo esta associação uma IPSS, os valores de mensalidade são calculados mediante os rendimentos apresentados pelas famílias e a sustentabilidade financeira da Associação. Os cálculos são realizados mediante a documentação apresentada e uma entrevista financeira entre a família e a direcção.

Como é o dia a dia?

O nosso dia começa pelas 9h00 com uma roda de Bom dia a todos, um momento de encontro com todas as famílias, ao que se segue a entrada para as respectivas salas.
Na sala entre as 9h00 e cerca das 10h30 o momento privilegiado é de brincar livre e de vivências domésticas e artísticas com o acompanhamento dos adultos de sala.
Segue-se o momento de Roda Rítmica, um momento de canções, ritmos, movimentos e gestos em que, por época a educadora traz um conjunto de vivências proporcionadas a todo o grupo em cada criança se sente também parte do todo. Em grupo partilha-se a fruta da manhã e as crianças seguem com o brincar no jardim exterior.
O brincar no jardim exterior é permeado com diferentes ambientes e vivências, entre o correr e trepar, o regar as plantas e legumes, ou outras vivências como partir amêndoas ou pinhões que abundantemente nos chegam.
A manhã segue com a hora de almoço em que os cheiros e sabores fazem crescer água na boca e com delicadeza todos partilham este momento.
A manhã termina com uma história que seguindo um mesmo ritmo por uma época chega às crianças com a possibilidade de cada uma criar as suas imagens interiores mediante o conto oral que a educadora conta.
Chegando ao fim da manhã algumas crianças seguem para casa para continuar o dia, enquanto outras crianças ficam no jardim a tarde.
A tarde começa então com um momento de repouso e descanso para todas as crianças e em que naturalmente elas vão despertando e ajudando nalgumas tarefas ou juntando-se para brincar. Segue-se o lanche da tarde e depois o brincar no recreio, entre as 16h e as 17h as crianças regressam a casa.