A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si, encontrar propósito e direção para as suas vidas.
Rudolf Steiner


Conhecer este Jardim de Infância é entrar num recanto muito especial onde a alegria e a vida discorre de uma forma natural e plena. Um manto de calor e muita generosidade acolhe todos aqueles que aqui chegam vindos de tantos lugares.

O Jardim de Infância – Waldorf Internacional Infância Viva – funciona segundo a pedagogia de Rudolf Steiner – Pedagogia Waldorf, sendo esta um ramo da Antroposofia. A antroposofia baseia-se numa visão humanista que promove o desenvolvimento harmonioso do ser humano enquanto ser físico, anímico e espiritual. O currículo Waldorf no Jardim de Infância é vivo, dinâmico e integrado, tendo como preocupação o desenvolvimento global das crianças, as suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir as suas capacidades e potencial, respeitando cada etapa de desenvolvimento de cada criança.

A principal meta da Pedagogia Waldorf é desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e membros” (intelectual, emocional e ação) através de um currículo que equilibra as atividades domésticas com as atividades artísticas. Este currículo insere música, artes além de matérias como jardinagem, artesanato, modelagem. Através dessa metodologia, os educadores procuram despertar o gosto pela aprendizagem, aprender a fazer e aprender a ser em toda a sua globalidade.

A sala de Jardim de Infância é caracterizada por um ambiente de tranquilidade dando espaço e tempo para que cada criança possa expressar-se tal como é, revelando a sua verdadeira natureza.

Em termos educativos, a grande exigência deste septénio reside na qualidade do meio humano e físico à volta da criança, o qual deve transmitir, pelas vivências que lhe oferece, a experiência de que o mundo que a envolve é bom. é nessa bondade, vivida ainda num estado de inconsciência, que se alicerça o agir consciente que, de forma confiante e corajosa, persistirá ao longo da vida na defesa e proteção da criança. As características do mundo físico envolvente devem conter a verdade e a pureza dos materiais que a natureza nos oferece, na imensa diversidade de sensações que o corpo da criança capta e guarda como uma herança para vir a compreender a riqueza da vida.
In Oferta Educativa - Currículo Waldorf.

O nosso projeto educativo propõe a valorização imprescindível do brincar livre bem como a prática quotidiana de atividades artísticas, domésticas num sentido prático e belo, nomeadamente, modelar, costurar, amassar o pão, desenhar com lápis de cera natural de abelha e pintar com aguarela, trabalhar com madeira, cuidar da horta e jardim. Estes momentos contrastam com momentos de maior calma, com versos, cantigas, contos de fadas e teatrinhos. Assim, despertando a sensibilidade artística num trabalho regular, torna-se possível o fortalecimento da vontade e interesses da criança de forma a conhecer o mundo e os seus conteúdos, e experimentar diferentes contextos vivenciais e situacionais, de forma sistémica e integrada. é valorizada a imaginação, a fantasia, a sociabilidade. Sendo que é no brincar que a criança age com o mundo partindo do seu interior, explora a partir do seu genuíno interesse, descobre o espaço e o outro, enfim constrói a sua casa que irá habitar ao longo da vida.

Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.
Rudolf Steiner.

Os primeiros 7 anos de vida da criança caracterizam-se essencialmente pelo desenvolvimento do seu corpo, num processo de individualização progressiva para que as suas características venham a albergar de forma adequada o futuro desenvolvimento da sua individualidade. As suas necessidades emergem dessa fisicalidade em construção, a qual se processa para além da consciência de si própria que ainda está adormecida. A criança vive mergulhada no todo que a rodeia, sem se distinguir ainda dele e, por isso mesmo, encontrando-se totalmente permeável à sua influência. Dessa permeabilidade decorre a enorme capacidade que a criança tem de imitar o mundo à sua volta como forma de aprender. Por volta dos 3 anos, quando pouco a pouco a sua consciência começa a acordar para si própria, a criança adquire consciência de si próprio e revela essa descoberta autodenominando-se “Eu”, ao mesmo tempo que apreende as coisas existentes à sua volta como objetos estranhos e separados de si. Nasce o processo de individualização, separando o “ser-sujeito” do “mundo-objeto”, permeado cada vez mais intensamente por simpatias e antipatias.

Em termos educativos, a grande exigência deste septénio reside na qualidade do meio humano e físico à volta da criança, o qual deve transmitir, pelas vivências que lhe oferece, a experiência de que o mundo que a envolve é bom. é nessa bondade, vivida ainda num estado de inconsciência, que se alicerça o agir consciente que, de forma confiante e corajosa, persistirá ao longo da vida na defesa e proteção da criança.

As características do mundo físico envolvente devem conter a verdade e a pureza dos materiais que a natureza nos oferece, na imensa diversidade de sensações que o corpo da criança capta e guarda como uma herança para vir a compreender a riqueza da vida.

O mundo humano, modelo onde a criança bebe a qualidade da própria Humanidade, deve ser capaz de se preparar diariamente para a receber, alimentando a esperança e confiança de que naturalmente vem imbuída. A qualidade que o adulto imprime ao seu processo permanente de autoeducação, cujo resultado a criança capta e imita, não pelo que o adulto faz, mas pelo que o adulto é, deixará a sua marca no processo evolutivo de cada criança.
In Oferta Educativa – Currículo Waldorf.

Compreender e apoiar a criança no seu processo de desenvolvimento pleno, acolher o que cada um de nós traz para apoiar o potencial que ainda é apenas um gérmen nesta primeira infância.

Pelos princípios próprios à Pedagogia Waldorf, compreendemos que todo o espaço em que a criança se insere é um espaço educativo, pelo que todos eles são igualmente cuidados e organizados atendendo a isso. Desde a cozinha, à sala polivalente, ao hall todos eles se enquadram nos cuidados de estética e educativos, podendo ser usados como continuidade da sala, sempre que a escolha pedagógica assim aconteça. Compreender o Jardim de Infância como uma casa, um espaço que acolhe traz segurança à criança, onde todos cuidam e são cuidados para um crescimento saudável e rico. Assim sendo o cuidado com as opções pedagógicas passam por todos os espaços e envolvem os vários elementos da equipa, como fazendo parte de uma família.