A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para as suas vidas.

Esta foi a premissa que há 25 anos atrás juntou um grupo entusiástico de famílias e educadores para formar um Jardim de Infância Waldorf que pudesse proporcionar uma educação integral, baseada na profunda compreensão do ser humano segundo a Antroposofia.

Sabendo da importância dos primeiros anos para o desenvolvimento futuro e reconhecendo o primeiro septénio como ponto fulcral para toda a constituição do caminho futuro.

Compreendendo a importância do brincar auto iniciado e do movimento enquanto esferas imprescindíveis para esta fase, os ambientes e vivências proporcionados trazem à criança as possibilidades necessárias para, por si mesma conquistar o conhecimento de si... do seu fazer, do seu sentir e do seu pensar.

Reconhecendo que, todo o ambiente físico e anímico permeia o desenvolvimento do ser humano, os adultos que o envolvem trazem através do exemplo, a gratidão e veneração com o respeito e a confiança necessárias para que a criança se entregue plenamente aos seus impulsos inatos.

Imitação, Brincar, Movimento, Ritmo são os caminhos que diariamente a criança percorre primeiro consigo e depois com outros. Num ambiente tanto familiar quanto possível, os adultos com um olhar amoroso cuidam e apoiam aquilo que surge como germe em cada ser humano para que as limitações sejam superadas com alegria.

Nós como educadores, temos a tarefa de nos colocarmos respeitosamente diante da individualidade da criança, proporcionando-lhe as possibilidades de seguir as suas próprias leis evolutivas.
(GA302)